AS PALAVRAS MÁGICAS
Do livro de Tim David
Palavras mágicas nos são ensinadas desde a infância com o objetivo de vivermos socialmente. Aqui, Tim David, mágico profissional, palestrante e empreendedor nos ensina que determinadas palavras bem utilizadas podem estimular pessoas a uma interação contigo que seja favorável, as engajando para objetivos comuns. Um líder deve saber bem utilizá-las.
- SIM – Ao buscar pelo sim de alguém, primeiro procure fazer perguntas ou descrever situações que o levem a dizer sim naturalmente algumas vezes antes de entrar com o questionamento desejado. A possibilidade de receber um sim, ou pelo menos, de receber uma avaliação de boa vontade da pessoa, aumenta bastante. Afirmações negativas devem ser reduzidas do seu vocabulário. Dizer não é importante, porém quando for o caso de se posicionar definitivamente sobre algo.
- MAS – Esta palavra mágica divide uma frase em duas e tem o poder de amenizar o teor da primeira parte e fortalecer a segunda. Se você quer um dos dois objetivos deve saber usar a palavra mágica. Exemplo: Você é muito bom, MAS está fazendo errado. É bem diferente do inverso: Você está fazendo errado MAS considero você muito bom. Na primeira situação fica enfatizado a crítica, na segunda o elogio.
- PORQUE – Se há algo que engaja as pessoas é faze-las compreender o propósito de algo. Quando você usa o “porque”, enfatiza o objetivo daquilo e fica muito mais fácil de que os outros “comprem” a sua proposta. Explicar o porquê de uma visão faz os outros se comprometerem com ela.
- SE – Muitos projetos são limitados por crenças que nos fazem acreditar não sermos capazes ou merecedores de construir algo importante. A palavra mágica SE quebra muitas barreiras projetando um futuro possível além desta limitação. “Se fosse possível, como você se sentiria”?, “Se isto acontecer, que ganhos lhe trará”? O uso da palavrinha SE é poderoso para ampliar possibilidades e deve ser utilizada com frequência.
- ME AJUDA (HELP) – Quando solicitamos a ajuda de alguém, especialmente um liderado, geramos uma sensação de importância ao outro, de relevância, afinal isto demonstra que ele tem algo a oferecer. Saber falar ME AJUDA de maneira inteligente também compromete as pessoas com você.
- OBRIGADO – É uma palavrinha mágica fundamental que deve ser usada sem moderação, de preferência com ênfase, “Muito obrigado”, “Obrigado mesmo hein”!, “Ei cara, valeu mesmo, muito obrigado”. Valida a pessoa, motiva e remunera.
Tim David participou recentemente do TED, com uma palestra interessante sobre “Refazendo as conexões humanas”, onde disserta sobre a necessária reconexão entre as pessoas que desejam objetivos comuns.
A comunicação é um dos pilares dos relacionamentos de longo prazo. Quanto melhor você se desenvolve nesta área, mais resultados constrói. Use bem as palavrinhas mágicas e promova seu fator de influência.
Você está utilizando? Deixe seus comentários!