Vilmar Ferreira

A Trilha do Líder: Liderar Servindo
15 de dezembro de 2016
Palavras mágicas
4 de Janeiro de 2017

Costumo usar muito o exemplo de José Vilmar Ferreira. Simplesmente porque o admiro.

Em 2015, no entanto, muitas outras pessoas tiveram a oportunidade de se associar a mim após assistir a palestra que ele, um homem que raramente fala em público, deu no Day One da Endeavour, contando a sua história. Junto com sua filha Aline, foram amplamente aplaudidos mesmo após as tão esperadas palestras de Jorge Paulo Lehman e Gustavo Kuerten, o Guga, ambos ícones brasileiros.

Seu estilo simples e franco conquistou a plateia, e o vídeo da ocasião intitulado “O homem de aço com coração humilde” acabou escolhido entre os 10 mais importantes de 2015 no site da organização. Vale a pena assistir.

Uma história marcada pela fé

Um ponto marcante desta história tem muito a ver com fé. Em dado momento ainda jovem seu pai acerta sua perna com uma foice enquanto capinava e jorrando o sangue, pega o filho eleva aos céus e profetiza: “Nunca mais você vai voltar para a roça”. E de fato ali começou uma nova fase em sua vida, a descoberta de um empreendedor voraz.

Sua família, especialmente seus pais, possuem uma fé admirável. Se o livro que conta sua história se chama “A benção não foi por acaso” posso afirmar que seus pais são responsáveis pela benção que transformou a história de uma família de 13 irmãos. Mesmo sem ter o suficiente, seu pai recebia qualquer pessoa para dividir o pouco e diversas vezes ficou sem a sua parte para oferecer ao viajante, fruto da fé consciente no serviço ao próximo. Com esta fé e uma força de trabalho incrível, conduziu um pequenino negócio a um grupo com quase 5.000 funcionários

Inspiração

Aprendi muito com ele e sua coragem para tomar decisões. Muitas delas para mim polemicas, mas principalmente corajosas. Seu estilo rápido o permitiu durante décadas crescer dois dígitos anuais, estar sempre um passo além do mercado e colher frutos positivos (e negativos) antes de todos. Um empreendedor precisa tomar decisões, mesmo que as vezes erradas. É muito menos caro corrigir uma decisão errada que não tomar decisões. O pior é ficar em cima do muro.

Outra característica marcante do sr. Vilmar, que gosta de ser chamado simplesmente de Vilmar, é a cordialidade com seus funcionários, um verdadeiro líder inspirador. Nos últimos 5 anos se afastou um pouco deste papel, restringindo suas aparições para dar espaço a nova geração de gestores, mas fez falta. Com os desafios da crise, que vem abalando fortemente o mercado do aço não somente no Brasil, mas no mundo, ele voltou para ajudar a empresa neste difícil cenário. Foi o bônus da situação para a sua equipe. Nestes momentos fica bem claro o papel essencial de um líder.

Uma frase marcante para mim foi dita por ele no auge de uma grande crise, como a que todo empresário brasileiro deve estar preparado. “Se eu perder tudo agora, ainda terá valido a pena, pois fui capaz de mudar a vida de muitas pessoas”. Isto me inspira.

Se você tem exemplos de líderes inspiradores, deixe aqui a sua contribuição. Podemos torna-lo a personalidade de inspiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *